LOIACONO
Josefina LOIACONO  ♥♥   Santo PAULI  
»»     veja: PAULI
                                                   
Laços LOIACONO - VECCHI:  Aurélia Marina Pauli (neta de Josefina Loiacono) casou-se com Leopoldo (Hugo) Vecchi
                                                   

* Notas do Autor:
Não sei se a grafia correta do nome de familia de minha bisavó paterna Josefina, esposa de Santo Pauli, era LOIACONO ou se era escrito com alguma grafia diferente. Como iniciei a HomePage com a grafia LOIACONO vou continuar usando até que de alguma forma, algum dia, venha a descobrir o correto... mas as pesquisas indicaram as seguintes grafias alternativas:

LO IACONO
LO JACONO
LOIACONO
LOJACONO
LoiaconoDecisamente di origini siciliane tutti tranne Loiacono che sembrerebbe avere due ceppi, uno calabro ed uno nel barese. Tutti questi cognomi derivano da soprannomi indicanti la funzione caratteristica di Diacono.
Fonte: http://www.cognomiitaliani.org

 

Historia: Nos idos da Idade Média (séculos V-VIII), na Europa prevalecia a modalidade de se individualizar pessoas através do simples nome de batismo. A repetição dos nomes se tornou de tal forma insistente, devido a varios fatores, entre eles a popularidade da igreja católica, fazendo assim muitos adotarem nomes cristãos. Surgindo então a necessidade de se estabelecer uma modalidade para se distinguir um cidadão do outro. Foram criados então algumas formulas para tal distinção. Na verdade, não forma estabelecidas normas baixadas por autoridades, mas  sim o surgimento de modo espontâneo na pena do escrivão, no convívio social e na linguagem popular que inventava formas para distinguir os dez ou vinte Johannes (João) que viviam na mesma comunidade.
Origem: O sobrenome italiano Loiacono é classificado como tendo sua origem em um apelativo popular ligado a uma  atividade do portador inicial, ou seja, ligado a um trabalho que este executava.
Loiacono é uma grafia juntaposta de Lo (o) com Iacono que vem do latim diaconus (diácono, oficio, função e grau eclesiásticos), na forma dos falares regionais meridionais.
Este é um dos poucos sobrenomes que iniciou seu uso no próprio fundador do clã familiar, assim , alguém que possuía tal função religiosa ficou conhecido como “Fulano, lo Iacomo” ou seja “ Fulano, o diacono”, tal designação serviu posteriormente para identificar seus filhos e os demais descendentes deste ramo familiar.

 Distribuição:   É um sobrenome com uso um tanto freqüente mesmo nos dias atuais, o mapa abaixo nos mostra que tal sobrenome se espalhou por toda a Itália atual, tal mapa foi elaborado com base em lista telefônicas das regiões italianas.