CASAGRANDE
Hermelindo CASAGRANDE  ♥♥   Laura CARPI
Celso Wainer CASAGRANDE  ♥/♥   Tânia Regina Amaral VECCHI
Celso Vainer CASAGRANDE  ♥♥  Maria de Lourdes CASTRECHINI
Paula Valene Vecchi CASAGRANDE    ♥♥   Amilton Frutuoso da SILVA
Paula Valene Vecchi CASAGRANDE     ♥/♥     Sr.  (??)  BENITES
»»     veja:  SILVA / BENITES
Poliana Valéria Vecchi CASAGRANDE  ♥♥   Marcos Fonseca PEREIRA
Ricardo Castrechini CASAGRANDE
Antonio Odair CASAGRANDE
Sergio CASAGRANDE
Fatima Maria CASAGRANDE
Helsi Regina CASAGRANDE
Ivone CASAGRANDE
Eney CASAGRANDE
Laços CASAGRANDE - VECCHI:      Tânia Regina Amaral Vecchi (filha de Walter Vecchi) casou-se com Celso Wainer Casagrande filho de Hermelindo Casagrande.

As orígens
 

 
     O sobrenome italiano Casagrande é derivado de uma característica natural ou  artificial do lugar onde seu portador original viveu ou possuiu terras. Neste caso, CASAGRANDE pode ser considerado um sobrenome composto pelos elementos  "casa" e "grande", que colocados juntos formam o sobrenome, de significado óbvio em português, espanhol e em italiano. Também podemos interpretar o sobrenome com o significado de alguém que mora próximo ou em uma casa grande. É  possível imaginar que o progenitor deste sobrenome fosse o proprietário de terras  conhecido em sua comunidade pela grande dimensão de sua residência. Referências a este sobrenome incluem o registro de uma Dominica Casagrande que casou com Giovanni Colle, em Palu, Trento, por volta de 1674. Anna Giovanni Casagrande, Filha de Francesco Casagrande e Maria Fracasso, nascida em Leri Trino, Vercelli, em 20 de dezembro de 1785. Também se tem notícia do casamento de Sebastiano di Casagrande e Anna Maria Catterina Sietti, em San Salvatore, a 29 de novembro de 1838. Uma família Casagrande está listada entre a nobreza italiana. Um Eugenio Casagrande foi agraciado com uma medalha em 1918 por bravura em batalha. 
     A família Casagrande de Roma foi enobrecida pelo Rei Victor Emmanuel III em 21 de agôsto de 1922, com o título de Conde. Eminentes portadores do  sobrenome Casagrande incluem: 
     Giuseppe Casagrande, médico do século XVIII, nascido em 1745; 
     Marco Casagrande, escultor, nascido em 1804; 
     Alberto Casagrande, filósofo, nascido em 1848. 
 

Fontes: http://www.origene.com.br/casagrande/

Casagrande ou Casagranda ?

    Seguidamente em conversações vem a baila o assunto. 
    O sobrenome correto é CASAGRANDE  ou CASAGRANDA? 
    As discussões acaloram-se, ora um defendendo CASAGRANDE ora outro defendendo CASAGRANDA. A crença de que em italiano a grafia correta é CASAGRANDA  já que CASAGRANDE seria a forma aportuguesada deste nome faz com que nós, como orgulhosos descendentes de italianos e querendo mostrar nossa italiana origem, cometamos o equívoco ao não admitir que em italiano se escreve GRANDE, tal qual em português. 
   No entanto, ao  analisarmos  documentos oriundos da própria Itália, ficaremos, a princípio, mais confusos, pois encontraremos as duas grafias referindo-se à mesma pessoa. 
    Então, por que esta diferença? 
    Será a mesma família? 
    A origem é a mesma ? 
    Pois podemos afirmar com convicção, que SIM !  
    O que aconteceu então para que houvesse esta diferença já na raiz ? 
    Na época na imigração, a própria condição da itália propiciava este tipo de desvio, já que os vários dialetos criavam distorções lingüísticas que vinha a influenciar não só na conversação, mas também os nomes próprios e por conseqüência, sua grafia. 
    Assim, o que é bastante provável, é que este sobrenome cuja origem remota é da Roma onde a lingua italiana é a gramatical tenha sofrido a transformação de CASAGRANDE para CASAGRANDA, quando da emigração para o norte da Itália, onde como se sabe o dialeto vêneto é dominante. É possível chegarmos a esta conclusão, a partir de documentos que se referem a este sobrenome com "E" no final, já no ano de 1674, além de outra referência no ano de 1785, conforme a "Enciclopedia Storico-nobiliare italiana Vol. 2 - Vittorio Spreti, Arnaldo Forni Editore e altro." . 
     Desta forma, é comum encontrarmos quem se assine CASAGRANDE e quem se assine CASAGRANDA, sem que isto negue a origem remota e o orgulho de todos os CASAGRANDES brasileiros e do mundo todo.